Sabe qual é a importância do motor de pesquisa de uma loja online? Neste artigo, explicamos qual o seu papel e apresentamos 4 dicas práticas para aumentar as suas vendas através desta ferramenta!
Vantagens de um motor de pesquisa da sua loja online
1- Melhora a experiência do utilizador
Se vai a uma loja online para comprar e não consegue encontrar aquilo que precisa, além de sair de mãos a abanar, há uma boa possibilidade de nunca mais voltar.
A sensação ou impressão que temos quando interagimos com um site é chamada de experiência do utilizador e é um dos fatores mais importantes para obter a lealdade do cliente.
Para oferecer uma boa experiência ao cliente, você precisa de prestar atenção em detalhes como:
- Design do site
- Página de produtos
- Fotos
- SEO
- Estratégia de venda
Ter um motor de pesquisa interno ajudará a melhorar a experiência do cliente, pois economizará tempo e facilitará a navegação no site.
2- Melhora o SEO da sua loja online
A colocação de um motor de pesquisa pode melhorar o seu posicionamento na internet? Claro. Para posicionar o seu site, o Google leva em consideração o tempo que o utilizador gasta na sua navegação e se ele visita outros sites.
Se integrar um motor de pesquisa, melhorará a navegabilidade em geral, o que incentivará a pessoa a ir para outras seções da sua loja online, e por isso, a taxa de rejeição diminuirá.
3- Serviço ao cliente
Não cometa o erro de pensar que para conseguir dar um bom atendimento ao cliente significa ter de estar sempre presente. Num negócio offline claro que sim, mas no online existem muitas ferramentas que funcionam automaticamente,
Ao integrar um motor de pesquisa, a pessoa pode gerir a sua visita por conta própria. Pode encontrar os produtos que deseja sem ter que usar o chat ou escrever um e-mail para fazer perguntas. Assim, o motor de pesquisa transforma-se no vendedor.
4- Venda cruzada
A principal vantagem de integrar um motor de pesquisa na sua loja online é o aumento das vendas, porque o cliente encontra rapidamente o que deseja. Mas há mais uma coisa. O motor de pesquisa ajuda a encontrar esses produtos complementares que normalmente o cliente se esquece e que aumentam a média do carrinho de compras.
4 dicas para o seu motor de pesquisa interno aumentar as suas vendas
Se adicionar uma barra de pesquisa à sua página inicial da loja online, vai ver as suas vendas a aumentar. Mas para isso terá também de levar em consideração certas dicas que poderão transformar essa ferramenta no seu maior impulsionador de vendas.
Quase involuntariamente, você terá um vendedor que venderá os seus produtos 24 horas por dia, 365 dias por ano.
1- Torne o motor de pesquisa visível na sua loja online
Este ponto é óbvio, mas tão verdadeiro. Em muitas lojas, a barra de pesquisa é reduzida a uma pequena lupa ou está em locais com pouca visibilidade.
Se os seus clientes não puderem ver o motor de pesquisa ou se for difícil de encontrar, eles não o usarão.
Onde colocar o seu motor de pesquisa?
Página principal: quanto mais fácil for para o cliente, melhor, e isso significa ter de fazer o menor número possível de cliques. Adicione-o à sua página inicial para que o utilizador não perca tempo à procura dele.
Barra lateral: os mecanismos de pesquisa geralmente estão localizados na parte superior direita da loja. Estamos acostumados a procurá-lo lá, então deve ser essa a sua primeira escolha.
Erro de página 404 : um link é inválido e o seu cliente está no lugar errado. Como resolver isso? Além de pedir desculpas, integre o motor de pesquisa para que ele possa ir a onde quiser. No entanto, o ideal é realizar testes para verificar qual é o melhor local. Colocá-lo em cores atractivas para que se destaque mais também pode ser interessante.
Dica adicional: insira uma frase curta na barra de pesquisa para ajudar a entender que esse é o motor de pesquisa. Por exemplo: “Encontre o seu produto aqui” ou “Pesquisa”, estas palavras irão simplificar a vida ao seu utilizador.
2- Procure facilitar a pesquisar
Muitos dos seus clientes não sabem o que querem e não conseguem explicar o que estão a procurar. Portanto, escolha sempre um motor de pesquisa com preenchimento automático embutido. O seu motor de pesquisa deve sugerir opções para ajudar o cliente a escolher o que precisa.
Isso é muito útil quando coloca um objecto, mas não se lembra bem do modelo. Com a função de preenchimento automático, todos os modelos existentes desse objecto aparecerão e o seu cliente poderá encontrar o que mais gosta. Além disso, se exibir uma pequena visualização do produto ainda melhor. Na mesma linha, seria muito interessante que o motor de pesquisa exibisse também sinónimos da palavra que a pessoa escreveu, caso o cliente não se lembre de como escrever o nome do produto.
3- Exiba promoções específicas
Imagine que está numa loja de desporto e procura: “ténis para correr”. Ao exibir as opções, o motor de pesquisa, para além de mostrar todas as opções, deve destacar também as ofertas que se encontram em promoção. Desta forma, o cliente tem acesso ao melhor preço do produto que está a procurar e acaba por comprar mais facilmente.
4- Otimize os resultados da pesquisa
Como vimos anteriormente, o cliente pode não saber o que deseja e pode não saber como usar as palavras certas. É por esse motivo que é muito importante (e útil) optimizar os resultados a serem exibidos. O motor de pesquisa deve ter uma parte estatística que controla os termos que as pessoas escrevem na barra de pesquisa. Esta informação vale ouro, pois permitirá que você ofereça os produtos que mais lhe interessam, de acordo com o que eles colocam.
Veja alguns exemplos:
Fora de stock: se tem um produto principal, mas por algum motivo não possui mais unidades, nesse caso terá de modificar os resultados para que, quando alguém pesquisar produtos desse tipo, apenas os produtos disponíveis sejam exibidos.
Margem de lucro: como no SEO, os produtos que o motor de pesquisa exibe primeiro são os mais vendidos. Por que não tenta colocar os mais rentáveis em primeiro lugar?
Ofertas: pode exibir primeiro aqueles cujas vendas estão estagnadas.
Adicionar um motor de pesquisa interno à sua loja online facilitará as vendas e melhorará consideravelmente a experiência do cliente. Além disso, também o ajudará a vender os produtos que deseja vender.