Se os anúncios digitais no mundo pré-covid tinham dados encorajadores, no cenário atual, em plena a pandemia, a realidade está bem diferente. A previsão para o setor nos Estados Unidos é de um crescimento de apenas 1,7% em 2020.
A informação é da norte-americana eMarketer, que atualizou os dados recentemente. Antes da pandemia, a expetativa de crescimento para os anúncios digitais era de aproximadamente 17%. No ano passado, as previsões mostravam que pela primeira vez na história a publicidade digital ultrapassaria a tradicional nos EUA.
O crescimento estava a ocorrer exponencialmente há no mínimo três anos. Os relatórios da própria eMarketer previam que até 2020, a media digital seria responsável por quase 65% do gasto total com publicidade entre os americanos. No entanto, com o coronavírus até mesmo as despesas com os motores de busca devem diminuir.
O turismo é um dos setores que mais investe em anúncios nas páginas de pesquisa. Como sabemos, as previsões para esta área são ainda mais desencorajadoras devido à pandemia e, portanto, os investimentos devem ser drasticamente reduzidos em publicidades.
Queda nas gigantes do mercado
As projeções preveem uma queda de 5,3% nas receitas de publicidade da Google nos Estados Unidos. A gigante tecnológica não está acostumada com a redução nos seus números. Esta será a primeira vez em 10 anos que a Google terá perdas por causa da queda nos investimentos de anúncios.
A estimativa é de que a empresa lucre 39,58 biliões com os anúncios neste ano. São 2,22 biliões a menos que em 2019. No entanto, a recuperação deve ser de 20% no próximo ano e crescimento de 11,8% em 2020.
A Google também continua a perder espaço nos anúncios para o Facebook e a Amazon. A previsão é que as duas continuem ampliar os negócios, embora com taxas de crescimento inferiores às taxas dos outros anos.
No ano passado, o Facebook teve um aumento de 26,1% na receita publicitária e recebeu 29,95 biliões de dólares. Mesmo com a pandemia, a estimativa é que os anúncios na rede social cresçam 4,9% em 2020.
Já a Amazon poderá faturar até 12,75 biliões de dólares até o fim do ano, 2,43 biliões a mais do que em 2019. Com esses ganhos mesmo em tempos de pandemia, é possível que as duas empresas Facebook e da Amazon durante a pandemia pode ajudar as duas empresas a finalmente tirarem a grande vantagem que a Google tem há anos no mercado das publicidades digitais.
Saiba mais sobre as tendências para o e-commerce aqui.