Image default
Marketing Notícias

O comércio de proximidade cresceu com a pandemia

O comércio de proximidade, principalmente da área alimentar (retalhista e grossista) acabou por ganhar impulso com a pandemia. Nos últimos meses o setor cresceu cerca de 20% face ao mesmo período em 2019, revelou a Euromadi Portugal. Com este crescimento, o comércio de proximidade reforça o seu posicionamento no setor da distribuição.

O confinamento para conter o contágio do novo coronavírus fez com que as pessoas mudassem os seus hábitos. Dentre essas mudanças está o aumento do consumo em casa. Fatores como a proximidade, dimensão, comodidade e rapidez ajudaram no protagonismo do comércio de proximidade durante a pandemia.

Basta pensar quantas vezes é que durante os meses de abril e maio, por exemplo, saiu da sua freguesia para fazer compras. Para quem seguiu as orientações do governo português à risca, a resposta é simples: nunca. E mesmo para quem precisou ir mais longe, a probabilidade de ter aumentado as compras no comércio mais próximo é altíssima.

Portanto, como em todas as crises mundiais, a Covid-19 trouxe também algumas oportunidades económicas. No caso do comércio de proximidade, trouxe um reforço para a relação entre este canal de compras e os consumidores, tendo em vista que as pessoas precisaram de fazer as compras nos locais mais próximos das suas casas.

Mas os resultados positivos no comércio de proximidade vão além da mudança de hábito e das novas necessidades dos consumidores. O setor reagiu rapidamente e logo no início da pandemia adotou uma série de estratégias para facilitar e garantir o abastecimento dos clientes.

Apoio no comércio digital

A aposta na presença digital e oferta de serviços online foi uma das estratégias adotadas por algumas empresas do comércio de proximidade. São exemplos a melhoria das plataformas eletrónicas e o aumento de serviços através dos websites e aplicações, como permitir que os clientes fizessem as suas compras sem sair de casa.

As estratégias deram certo e os resultados já estão a aparecer. Isso demonstra o quanto a digitalização dos processos é um fator imprescindível para a reinvenção dos diferentes mercados.

 

 

Related posts

Para criar uma marca de sucesso é preciso atentar-se a estes dois fatores

admin

Anúncios digitais diminuem com a pandemia

admin

Google revela pela primeira vez a receita das publicidades do YouTube e o valor não deixa ninguém indiferente

admin

Deixe um comentário