Image default
Artigos Tecnologia

Inteligência Artificial: 5 razões para utilizar no e-commerce

A Inteligência Artificial (IA) já provou que tem um enorme potencial para o setor de compras online e que pode ser um diferencial para os negócios. No entanto, ainda tem dúvidas em relação aos benefícios desta tecnologia no seu e-commerce? Então, veja abaixo 5 razões pelas quais deve perder o receio e começar logo a utilizar a IA na sua empresa.

#1 Rapidez e eficiência na gestão de stock

Ter um controlo eficiente das operações de depósito é essencial da indústria de comércio eletrónico, uma vez que esta gestão reflete diretamente na determinação do desempenho de vendas de uma empresa.

A Inteligência Artificial tem desenvolvido um papel importante nesta área. As empresas que utilizam robots para melhorar os processos de armazenamento, ganham mais rapidez e eficiência na triagem e no prazo de entrega dos produtos. A Inteligência Artificial pode ser utilizada em programas para a classificação, embalagem e categorização dos pacotes, por exemplo.

#2 Atendimento rápido e eficiente com Inteligência Artificial

Os novos consumidores querem cada vez mais respostas rápidas e precisas. É por isso que os chatbots tornaram-se grandes aliados no e-commerce. Os chatbots são ferramentas com sistemas de Inteligência Artificial que permitem compreender a linguagem natural das pessoas e respondê-las de uma maneira mais natural.

Através da IA é possível automatizar o seu sistema de respostas aos consumidores de uma maneira mais precisa e imediata. Essa característica é fundamental para melhorar as suas avaliações de tempo de espera e resposta a pedidos, por exemplo nos feriados ou horários nos quais a equipa de suporte ao cliente está afastada do trabalho.

Tudo isso de uma forma mais espontânea, pois o sistema de Inteligência Artificial permite que o software aprenda a cada interação e se torne cada vez mais próximo de uma comunicação entre humanos.

Portanto, o e-commerce que conseguir dominar esse tipo de tecnologia estará sempre alguns passos à frente de outras empresas que ainda não fazem uso da Inteligência Artificial, no que toca a satisfação dos clientes.

#3 Otimização das pesquisas no site

Um recurso muitas vezes subestimado, mas essencial para as vendas pela Internet é a barra de pesquisa nos websites de e-commerce. Estudos indicam que até 30% dos consumidores têm o hábito de usar a caixa de pesquisa para encontrar mais rapidamente o produto que estão à procura.

Com a Inteligência Artificial é possível criar uma espécie de memória neste recurso. Assim, é possível deixar a barra de pesquisa do seu website de e-commerce mais inteligente, por assim dizer, pois pode incluir o conteúdo produzido por outros utilizadores.

Com isso, além de facilitar o acesso a itens mais procurados, os consumidores podem encontrar os produtos que melhor satisfazem as suas necessidades e verificar as opiniões dos outros consumidores a respeito desses produtos.

#4 Aumento da conversão

As notificações “push” são aquelas mensagens que aparecem para os utilizadores nos ecrãs principais dose seus telemóveis ou computadores. São muito utilizadas no e-commerce para enviar conteúdos importantes e atrair novos consumidores para o seu website ou app.

Essas mensagens podem ser enviadas automaticamente ou de forma manual. A Inteligência Artificial ajuda a aumentar a eficácia das notificações “push” ao direcionar os conteúdos para os consumidores mais específicos. Com isso, os clientes recebem as mensagens adequadas aos seus perfis, através de um canal adequado e no momento certo, o que ajuda a aumentar a conversão de leads e/ou vendas.

 #5 Tenha mais reviews dos clientes

A opinião dos consumidores quando a um produto ou serviço nunca foi tão relevante. Por isso, ter revisões no seu website é fundamental para transmitir clareza e confiança para os seus clientes.

Embora sejam fundamentais, ter reviews dos consumidores não é uma tarefa fácil. Os sites de e-commerce costumam enfrentar dois grandes desafios relacionados a revisões: não possuem avaliações suficientes e têm muitas avaliações negativas.

É por isso que alguns websites estão a utilizar a inteligência artificial para melhorar a exibição dos comentários dos clientes. Com a tecnologia é possível ser mais fiel ao que os clientes realmente pensam. Também fica mais fácil selecionar e apresentar algumas informações essenciais para a compra e que não estão na descrição do produto, como a experiência real de algum cliente.

Essas são apenas cinco razões pelas quais a Inteligência Artificial deve ser no mínimo considerada pelos setor de e-commerce. Não é de hoje que essa tecnologia está a impactar o comércio eletrónico e a perspetiva é de que esses impactos se tornem cada vez maiores.

Para saber mais sobre o uso de tecnologias no e-commerce acompanhe as atualizações aqui do site.

 

Related posts

Melhore a presença online com estas 6 ferramentas de SEO

admin

Navegador da Microsoft cresce no mercado

admin

Transição digital: empresas de Torres Vedras ganham portal

admin

Deixe um comentário