O Planeamento e Controlo da Produção é um sistema de gestão operacional que envolve todas as operações de uma empresa. Ou seja, trata-se de um método para garantir a qualidade e a produtividade nos negócios.
Também conhecido pela sigla PPC (Production Planning and Control), o Planeamento é composto basicamente por três etapas. São elas: planeamento, programação e controlo dos processos produtivos. Na primeira fase são determinados os produtos a serem produzidos, assim como os prazos para a sua produção.
Logo depois há a programação. Nesta etapa, são definidos todos os recursos que serão utilizados em toda a produção. Por último, o Planeamento e Controlo de Produção deve prever a realização do controlo, ou seja, o monitoramento para corrigir possíveis erros.
Definitivamente, os setores de produção e logística são fundamentais para qualquer empresa. Mais ainda no setor de e-commerce. Com as delimitações do sistema PPC será possível planear, programar e melhorar o controlo do processo de produção.
Veja abaixo como funciona cada etapa deste planeamento.
As seis fases do Planeamento e Controlo de Produção
#1 Previsões
Um Planeamento e Controlo de Produção deve começar pela previsão da necessidade dos produtos. Noutras palavras, antes de mais nada é preciso ter clareza de quando a empresa precisa de cada produto.
Dessa forma, a previsão deve ter como base o histórico da empresa. Assim, é possível identificar quais produtos costumam ser mais vendidos em determinadas épocas do ano, por exemplo.
Esta etapa é fundamental para a organização dos departamentos de stock, produção e logística.
#2 Capacidade de produção
Os dados obtidos na primeira etapa serão utilizados para definir a capacidade de produção, tanto para médio como para longo prazo. Portanto, é necessário analisar a capacidade de produção e verificar a necessidade de adaptações em cada setor nesta segunda fase do Planeamento e Controlo de Produção.
Com isso, a empresa terá mais clareza se precisa de aumentar ou diminuir a produção ou a encomenda de materiais e produtos.
#3 Planeamento estratégico
Nesta fase o objetivo é definir a melhor estratégia de produção para a empresa. Portanto, é preciso parar para indicar o volume de produção, o stock, a gestão dos colaboradores (perceber se é preciso contratar mais pessoas, por exemplo), bem como os contratos e serviços de logística e fornecimento.
Geralmente, este planeamento é feito uma vez ao ano, mas pode ter revisões mensais. Isso vai depender da realidade e estrutura de cada empresa.
#4 Planeamento da produção
O planeamento da produção considera os planos de produção a longo e curto prazo. Assim, nesta etapa é possível verificar e direcionar os recursos para a produção de cada período. Trata-se, portanto, de um programa completo e mais detalhado de como se dará a produção para conseguir dar conta das necessidades da empresa.
Além disso, nesta fase do Planeamento e Controlo da Produção, devem também ser previstas as ordens de compra e encomendas necessárias.
#5 Programa em detalhes
A 5ª etapa do PPC é fundamental para mostrar como a empresa irá operar diariamente. Para isso, é preciso ser feito um programa em detalhes do lado operacional da empresa.
A construção de um programa mais detalhado deve incluir três etapas. A primeira diz respeito à sequência de ordens de produção. Ou seja, primeiramente a empresa precisa definir qual será a sequência de produção para evitar atrasos, stocks em excesso ou ainda ociosidade das máquinas.
Posteriormente, é preciso fazer a gestão dos materiais. Esta fase inclui desde o controlo do stock, até a definição dos tamanhos dos lotes, o stock de segurança e a necessidade de matéria-prima.
Por fim, é necessário emitir as ordens de produção. Em resumo, a empresa precisa implementar o programa de produção e emitir os documentos necessários para o início da produção.
#6 Controlo
A última fase do Planeamento e Controlo da Produção diz respeito ao acompanhamento da produção em si. É preciso estabelecer um plano para controlar se o processo de produção está a ocorrer conforme o esperado.
a etapa do controlo também inclui apontamento sobre o desempenho dos processos de produção. É uma maneira de criar uma base de dados para que a empresa tenha um histórico no qual possa se basear para a tomada de decisões futuras.
Quer saber mais sobre logística para os negócios? Então, acompanhe as nossas atualizações aqui no EcomNow.