Quem tem um e-commerce sabe o quanto a presença digital é fundamental para os negócios. Da mesma forma também sabe a importância dos conteúdos e do SEO para as estratégias de marketing digital.
No entanto, embora muita gente saiba da relevância desses mecanismos, saber como utilizá-los nos negócios ainda é um grande desafio. Por isso, neste artigo reunimos seis ferramentas de SEO para ajudá-lo a melhorar a sua presença online.
SEO: o método orgânico para aparecer nas pesquisas
Antes de começarmos a falar sobre as ferramentas em específico, não nos custa lembrar e reforçar o significado de SEO. Este termo em inglês que por vezes pode causar confusão.
Portanto, SEO é a sigla utilizada para o termo em inglês Search Engine Optimization, que nada mais é do que a otimização dos mecanismos de busca. Assim, quando falamos em SEO estamos a falar numa abordagem que utiliza métodos orgânicos, ou seja, gratuitos, para que determinado website ou conteúdo apareça nos resultados da pesquisa.
Esta abordagem é essencial para que um navegador como o do Google, por exemplo, consiga “ler” a página da sua empresa e apresentá-la nos resultados de uma pesquisa feita por algum consumidor. É através da otimização dos mecanismos de busca — e não só — que o seu negócio deixará de ser praticamente invisível dentro de tantas possibilidades encontradas na internet.
No entanto, para garantir esta otimização é preciso pedir ajuda à tecnologia. É por isso que abaixo listamos seis opções de ferramentas de SEO que podem ser muito úteis na busca por palavras-chave relevantes e na análise de conteúdo.
6 ferramentas de SEO para o seu negócio
#1 SEMrush
Esta plataforma é uma das mais indicadas por profissionais de SEO e criadores de conteúdo. Isso acontece porque a SEMrush é uma ferramenta bastante completa, que oferece diferentes soluções.
Inclusive, há uma opção dedicada ao e-commerce na qual a ferramenta é focada para ajudar a aumentar as vendas com técnicas de SEO e SMM. Através da plataforma é possível obter relatórios de tráfego com pesquisa orgânica e paga, construir uma marca e até mesmo fazer a gestão da equipa de marketing.
Esta ferramenta é paga, mas antes de escolher um plano é possível explorar a ferramenta de forma gratuita.
#2 Ahrefs
Esta é uma das ferramentas de SEO mais populares e poderosas que podemos encontrar. A Ahrefs faz análises avançadas de domínios, com destaque para estratégias de link building e backlinks utilizados nos websites concorrentes.
Além disso, possui uma excelente busca por palavras-chave e permite analisar e detetar as páginas e secções do e-commerce que precisam de otimização.
A Ahrefs também é uma ferramenta paga e está disponível em português.
#3 Ubersuggest
A Ubersuggest é uma plataforma de SEO que possibilita a análise de palavras-chave tanto para um website inteiro como para um conteúdo específico. Esta ferramenta foi desenvolvida por Neil Patel, uma das grandes referências do Marketing Digital mundial.
Esta plataforma lista desde palavras mais curtas até as conhecidas long tail, que são fundamentais para a criação de conteúdos. Além disso, com este tipo de recurso é possível encontrar ideias para novos conteúdos e avaliar a velocidade de um website.
A melhor parte é que a Ubersuggest é gratuita e está disponível em português.
#4 KW Finder
A KW Finder é uma ferramenta SEO muito utilizada por especialistas para encontrar palavras-chave e fazer relatórios de análise em backlinks. Esta é uma plataforma também conhecida por ter bons resultados de palavras-chave.
Além disso, a KW Finder possui uma ótima opção para o branqueamento do website nos mecanismos de busca. Esta ferramenta é paga, mas disponibiliza uma versão gratuita na qual é possível fazer pesquisa e analisar palavras-chaves mais relevantes para cada negócio.
#5 Google Trends
O Google Trends é uma das ferramentas de SEO mais antigas. No entanto, continua a ser um ótimo recurso para melhorar as estratégias de presença online.
O serviço é oferecido gratuitamente pelo Google e possui recurso valiosos. É possível desde explorar as tendências de pesquisa em determinada localização, até procurar por produtos que podem ser um novo sucesso de vendas.
A possibilidade de pesquisar por produtos e palavras-chave com filtros de país, região e em períodos de até 12 meses, por exemplo, são grandes aliados na hora de montar uma estratégia de conteúdo.
#6 Google Search Console
Esta é outra ferramenta de SEO muito importante oferecida pelo Google. O Google Search Console basicamente mostra para como o seu website é visto pelo Google e consequentemente como ele é distribuído nas buscas dentro do navegador.
Portanto, a ferramenta permite monitorar e modificar a presença online de um website. Este processo ocorre de uma maneira simples: através da solicitação de informações que devem ser verificadas pelos utilizadores para melhorar o desempenho do website. Para isso é necessário aceder a informações específicas do website que, inclusive, podem ser encontradas com a ajuda do Google Analytics.
A plataforma não exige que o utilizador crie uma conta específica para a sua utilização. No entanto, uma vez que se tenha uma conta no Search Console, é possível controlar aspetos relevantes para o processo de SEO. Um exemplo é a possibilidade de visualização da exibição pública do website e de quais conteúdos serão indexados.
O Google Search Console é uma ferramenta totalmente gratuita e também está disponível em português.
Estas opções de ferramentas podem ser utilizadas individualmente ou de maneira combinada. Tratam-se de recursos importantes para garantir a criação de estratégias mais eficazes para tornar o seu negócio visível dentro de um universo tão competitivo como é o da internet.
Acompanhe outras dicas e sugestões para a otimização dos seus negócios nas atualizações diárias do EcomNow.