O Rich Communication Services (RCS) já está disponível em todo o mundo. Este é o novo sistema de mensagens da Google. O lançamento ocorreu neste mês de novembro, através de uma nota da empresa a atualizar a implementação do RCS no sistema.
Desde já, o serviço está disponível para smartphones Android, através de uma atualização da aplicação Mensagens, do Google. A gigante tecnológica tem trabalhado no novo sistema de mensagens há algum tempo.
Assim, o RCS possui uma variedade de recursos para troca de mensagens que o sistema SMS não tem. Com a nova tecnologia, os utilizadores terão recursos já conhecidos noutras plataformas de conversa, como o WhatsApp. Por exemplo, recebidos de leitura, indicador de quando a outra pessoa está a digitar, possibilidade de partilha de vídeos de alta qualidade, entre outros.
Em relação à segurança desta nova tecnologia, a Google garante que está a testar a tecnologia de criptografia de ponta a ponta. Os teste já estão a correr na aplicação beta do Mensagens do Google.
Google corre atrás do tempo perdido
O lançamento do RCS é uma corrida atrás do tempo perdido em relação à Apple. A dona do sistema iOS já implementou esse tipo de serviço nos seus dispositivos com o iMessage.
Neste contexto, o RCS é um motivo a menos de comparação entre um iPhone sobre um Android. No entanto, o funcionamento do RCS pode demorar para alguns utilizadores. Eventualmente, de acordo com a própria Google, a habilitação do novo sistema depende do telemóvel ou da operadora de cada consumidor.
A Google não esclareceu quais modelos de smartphones ou operadoras podem causar problemas. No entanto, é possível pedir ajuda para a instalação do novo recurso através do website de suporte da Google.
Para outras novidades no mundo da tecnologia, acompanhe as atualizações nesta categoria especial aqui do portal EcomNow.